A Atividade de Danças Circulares Sagradas, Danças Circulares ou Danças dos Povos está contemplada dentro das Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde, sendo seu reconhecimento e incorporação incentivado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

No dia 21 de maio de 2020, o Conselho Nacional de Saúde recomendou ações sobre o uso das Práticas Integrativas e Complementares como auxiliar no combate ao Covid-19.

“As danças circulares criam espaços significativos para o desenvolvimento de estados emocionais positivos, tornando-se um recurso importante no contexto de grupos, uma vez que estimulam a cooperação, despertam o respeito ao outro, a integração, a inclusão e o acolhimento às diversidades. A prática tem o potencial mobilizador da expressão de afetos e de reflexões que resultam na ampliação da consciência das pessoas.

No círculo trabalha-se o equilíbrio entre o indivíduo e o coletivo, o sentimento de pertinência e do prazer pela participação plena os processos internos de transformação, promovendo o bem-estar, a harmonia entre corpo-mente-espírito, a elevação da autoestima, a consciência corporal, entre outros benefícios”


Ministério da Saúde Gabinete do Ministro
PORTARIA No 849, DE 27 DE MARÇO DE 2017

Rolar para cima